Browse By

Ibuprofeno: O que é, para que serve

O ibuprofeno é um medicamento que pode ser comprado na farmácias sem necessidade de receita médica, e que funciona principalmente como ação anti-inflamatória, indicado para o tratamento das dores de leves e moderada.

Ibuprofeno: O que é, para que serve

Uso e contraindicações do Ibuprofeno

O Ibuprofeno é um medicamento que pertence a classe dos anti-inflamatórios, que também ajudam no combate contra febre e dor, além de problemas inflamatórios.  O ibupofreno é normalmente usado para diminuição da febre, mas também pode ser usado para tratar dores  como dor de cabeça e enxaquecas, lesões,  inflamações dentárias, tendinite, amidalite, cálculo renal, artrite reumatóide, osteoartrose, ácido úrico, tendinite, dores nas costas, dores lombares, dores e inflamações nas articulações e cólicas.

O ibupofreno é também conhecido pelos nomes comerciais seguintes, podendo ser encontrados em qualquer farmácia como: Spidufen, Advil, Buprovil, Lombalgina, Motrin, Nurofen, Vantil, Artril, Alivium, Ibufran, Doraplax, Dalsy.Ibuprofeno-o-que-e-para-que-serve

O Ibuprofeno pode ser comercializado também com outros compostos, como: paracetamol, fenoterol, varfarina, diuréticos, digoxina, metotrexato, ciclosporina, lítio, citalopram, escitalopram, fluoxetina, paroxetina e sertralina.

Ao tomar o Ibuprofeno, seu efeito analgésico, anti-térmico e anti-inflamatório começa a fazer efeito no organismo aproximadamente 30 minutos após a sua ingestão, e tem seu efeito prolongado por pelo menos 4 a 6 horas. Por isso, o medicamente deve ser administrado para que seja tomado de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, variando de acordo com o nível de intensidade da dor, da febre ou da inflamação. Não tome doses a mais do que as indicadas, apesar do medicamento parecer ser nocivo, uma overdose de seus componentes podem fazer com que o organismo tenha reações sérias e graves, como dores intensas no intestino, fezes pretas, tosses com sangue ou vômito escuro.

Também é importante dizer que não é recomendado ingerir esse medicamento com frequência superior a uma semana, a não ser que isso seja alguma especificação e aconselhamento médico. Apesar de ser um medicamento fácil de encontrar e de comprar, assim como todos os outros remédios, é preciso ficar alerta aos seus diversos sintomas e efeitos colaterais. Seus principais e mais recorrentes efeito colaterais são: dor de estômago, azia, náusea, gases, prisão de ventre, tonturas, zumbidos nos ouvidos, visão embaçada, contenção urinária, coceiras pelo corpo entre outros efeitos.Ibuprofeno-o-que-e-para-que-serve

Se você tem ou já teve alguma reação alérgica com medicamentos com ibuprofeno, evite usá-lo e recorra a outros medicamentos ou medicinas alternativas.

O Ibuprofeno também não deve ser ministrado em pacientes que já tiveram ou tem as seguintes doenças: Insuficiência cardíaca, algum tipo de risco de doenças no coração, gastrite, úlcera, insuficiência renal, hepatite, cirrose e hipertensão mal controlada. Mulheres grávidas e amamentando também devem evitar o uso deste medicamento. Também deve ser evitada a medicação em pacientes que passaram recentemente por processo cirúrgico no coração, como pontes de safena. Ibuprofeno-o-que-e-para-que-serve

O Ibuprofeno é comprado normalmente em casos em que o paciente se automedica, por se tratar de uma remédio barato e de fácil acesso e compra nas farmácias. Porém, é importante ficar de olho nos efeitos colaterais citados acima e recorrer com urgência ao médico em qualquer sinal de mal estar e efeito colateral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *