Browse By

Dieta Cetogenica: Como fazer, passo a passo

A palavra cetogênica vem de “cetose”, que é a fase do catabolismo que ocorre quando o fígado trabalha de maneira a transformar as gorduras ingeridas em ácidos graxos e corpos cetônicos, o que na sequência vai se transformar em energia para as atividades do dia a dia.

Dieta Cetogenica: Como fazer, passo a passo

Quando se encontram no organismo humano, eles se transformam em energia e ajudam a queimar gordura acumulada, ideal para quem deseja perder peso rápido. Na dieta cetogenica isso acontece porque a alimentação com restrição de carboidratos leva à diminuição da quantidade de glicose no sangue, então o organismo é obrigado a queimar gordura para conseguir energia, o que acaba provocando o emagrecimento rápido. Vamos neste artigo falar um pouco mais sobre essa dieta.

Saiba mais sobre a Dieta Cetogenica

Ela deve ser feita com base na eliminação dos carboidratos da sua alimentação. Para isso, você precisa se disciplinar a criar um cardápio com os alimentos permitidos e segui-lo a risca.

Para fazer a dieta cetogenica é preciso parar de comer alimentos que possuem grandes concentrações de carboidratos. Ao invés de consumir carboidratos, a recomendação é consumir alimentos ricos em gorduras e proteínas. A boa notícia é que não há restrição quanto à quantidade de alimento, por isso, essa dieta não é muito difícil de seguir, já que você não precisa passar fome, basta restringir o consumo de alimentos que possuem muito carboidrato — mas tome cuidado, porque exageros podem sim influenciar negativamente nos resultados.dieta-cetogenica-como-fazer-passo-passo

Se você deseja fazer a dieta cetogenica para emagrecer, o recomendado é procurar um médico ou nutricionista. Esses profissionais farão uma avaliação, e prescreverão um cardápio adaptado às suas necessidades e objetivos.

A dieta cetogenica é dividida em períodos que são denominados de fases, onde a pessoa irá viver a dieta de forma diferenciada, aprendendo o que pode e não pode comer para conseguir perder peso. A dieta cetogenica é dividida em 03 fases que duram juntas 15 dias:

1ª Fase – dura 02 dias, e não pode ser consumido nenhum tipo de carboidrato. É a fase mais difícil, pois o organismo irá sentir falta do consumo de carboidratos, exigindo a reposição desse nutriente. Nessa fase a pessoa sentirá muita vontade de consumir os alimentos que não são aceitos pela dieta;

2ª Fase – nessa fase o organismo inicia o processo de queima de calorias para gerar energia, é a chamada cetogênese;

3ª Fase – fase final do processo de dieta, nessa fase a pessoa pode comer algumas frutas que possuem pouco carboidrato, como por exemplo: abacaxi, goiaba, limão, melão, pêssego, morango, abacate, caju.dieta-cetogenica-como-fazer-passo-passo

É importante não ficar com fome, pois não comer regularmente pode causar uma crise de fome e fazer com que você perca todo o processo da dieta ao ingerir alimentos com carboidratos. Como você poderá consumir uma vasta gama de alimentos, é interessante se alimentar de três em três horas e sempre que sentir fome. Atente-se sempre para a composição dos alimentos.

Como sabemos, os exercícios físicos são essenciais para quem deseja emagrecer rápido, afinal, além de promoverem bem-estar e saúde, eles ajudam a evitar a flacidez. Mas para quem segue a dieta cetogenica, pode ser difícil fazer exercícios físicos regularmente, principalmente aqueles exercícios que exigem mais do corpo.dieta-cetogenica-como-fazer-passo-passo

A dieta cetogenica é bastante restritiva e rígida. No que diz respeito à perda de peso, ela realmente traz ótimos resultados, no entanto, deve ser feita sob orientação de um médico ou nutricionista. Essa dieta não pode seguida por longos períodos de tempo, pois a falta de carboidratos pode provocar sérios prejuízos à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *