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Dieta dos Pontos

 

A Dieta dos pontos é uma dieta desenvolvida para quem quer continuar comendo bem e emagrecer com saúde. Eficiente e simples, a Dieta dos Pontos não restringe a ingestão de nenhum tipo de alimento (exceto gordura trans). Neste artigo vamos falar um pouco sobre como funciona esta dieta.

Dieta dos Pontos

Como fazer a Dieta dos Pontos

A Dieta dos Pontos é muito simples e só precisamos ingerir menos kcal do que o nosso gasto diário de kcal, e para fazer isso você deve descobrir qual a sua Taxa de Medição Basal (TMB), que nada mais é o que seu corpo gasta de calorias enquanto está em repouso (ficando deitado, sentado, pensando, etc.), que é o gasto que é necessário para manter os órgãos vitais funcionando, como os batimentos cardíacos do coração.

Como calcular:
Mulheres de 10 a 18 anos: Seu peso atual x 12,2 + 746
Mulheres de 18 a 30 anos: Seu peso atual x 14,7 + 496
Mulheres de 30 a 60 anos: Seu peso atual x 8,7 + 829
Mulheres com + de 60 anos: Seu peso atual x 10,5 + 596
Homens de 10 a 18 anos: Seu peso atual x 17,5 + 651
Homens de 18 a 30  anos: Seu peso atual x 15,3 + 679
Homem de 30 a 60 anos: Seu peso atual x 8,7 + 879
Homem com + de 60 anos: Seu peso atual x 13,5 + 487

Já calculado o seu TMB, agora procure saber aonde se encaixa o seu estilo de vida. Assim, saberá seu Fator de Atividade (FA).

Para facilitar, segue uma tabela abaixo:
Mulher x Homem = Atividades Diárias
1,2 x 1,2 = Sem exercícios programados durante o dia a dia;
1,3 x 1,3 = Vida movimentada no dia a dia, mas sem exercícios programados, ou parada com exercícios 03 vezes por semana por 30 minutos;
1,35 x 1,4 = Vida movimentada no dia a dia, com exercícios programados, ou parada com exercícios 03 vezes por semana por 30 minutos;
1,45 x 1,5 = Vida movimentada no dia a dia, com exercícios 03 vezes por semana por mais de 30 minutos;
1,5 x 1,6 = Vida movimentada no dia a dia, com atividades físicas diárias entre uma 01 a 02 horas e 50 minutos;
1,7 x 1,8 = Vida movimentada no dia a dia, com exercícios físicos diários por mais de 03 horas.

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Agora você vai pegar o seu TMB e multiplicar pelo seu FA, chegando no resultado de sua necessidade diária de calorias.

Cada um ponto, vai equivaler a 3,6 calorias. Nesse caso, pegue o resultado de sua necessidade de calorias e dividindo por 3,6. Assim, saberá quantos pontos diários você precisa.

Para calcular o seu IMC, você vai precisar pegar o seu peso e dividir pelo seu peso ao quadrado, ou seja: Se seu peso é de 85kg e sua altura é de 1,65, você vai primeiro pegar o valor de sua altura e multiplicar por ele mesmo (1,65×1,65), que nesse caso vai dar 2,7225. Depois pegue o seu peso dividindo pelo resultado de sua altura (85/2,7225), que será igual a 31,2. Isso mostrará o quanto está com seu IMC elevado e quantos quilos deve perder.

 

Com a tabela abaixo, você vai pegar o seu total de pontos diários de necessidade energética diária e subtrair. Com esse resultado, seu consumo de calorias, convertido em pontos, será de 323 pontos diários.

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Na Dieta dos Pontos, você não precisa deixar de comer os alimentos, mas sim, saber quantos pontos de calorias vale cada alimento, tendo o cuidado de não ultrapassar o seu limite.

Alimentos industrializados, ou até mesmo os pré-prontos, fornecem a quantidade de calorias, veja quanto é o total de calorias por cada porção e divida por 3,6. Assim, você conseguirá montar um cardápio para todas as refeições. dieta-dos-pontos

Agora fica bem fácil de montar um cardápio completo da Dieta dos Pontos. Assim como qualquer outra dieta, como a dieta de carboidratos ou dieta cetogênica, por exemplo, exige dedicação e foco.

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